Encontro é segundo seminário da série Rio Metropolitano: Desafios Compartilhados, da Câmara Metropolitana e do IETS
Repensar as políticas e práticas de mobilidade na Região Metropolitana é o objetivo do segundo debate do ciclo Rio Metropolitano: Desafios Compartilhados, nesta quarta-feira, 13 de maio, em Nova Iguaçu. O encontro vai reunir especialistas, empresários e gestores do setor para pensar soluções para um dos grandes desafios da metrópole. A iniciativa é realizada pela Câmara Metropolitana de Integração Governamental e pelo Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS), com apoio da Firjan, patrocínio da AEERJ (Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro), do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), da Fetranspor e da Águas do Brasil.
O seminário terá início com apresentações do prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier e do diretor executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro, além da saudação do presidente da representação regional da Firjan, Carlos Erane de Aguiar. A seguir, a mesa terá a participação do secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osório; do secretário municipal de Transportes do Rio de Janeiro, Rafael Picciani; do diretor regional da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP-RJ), William Alberto de Aquino Pereira; da diretora executiva do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), Clarisse Linke; do vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), José Armênio de Brito Cruz; e do coordenador de Informação da Casa Fluminense, Vitor Dias Mihessen.
Veja a programação aqui.
“As oportunidades de emprego, geração de renda e criação de renda estão diretamente relacionadas à eficiência da mobilidade urbana. Repensar suas estratégias é essencial para promover o bem estar e a integração dos cidadãos fluminenses”, diz o diretor da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro. “Entre 1993 e 2013, o percentual dos trabalhadores que se deslocam de uma a duas horas diariamente para o trabalho passou de 18,5% para 23%; e o percentual dos que levam mais de duas horas para chegar ao trabalho pulou de 2,7% para 6,4%. Os efeitos negativos do tempo excessivo gasto no transporte para o bem-estar do trabalhador, o meio ambiente e os fluxos na cidade são evidentes; sua solução precisa ser pensada de forma integrada”, completa Manuel Thedim, diretor executivo do IETS.
Este é justamente o objetivo do ciclo de seminários, primeira iniciativa da Câmara Metropolitana de Integração Governamental, criada em agosto de 2014 como o espaço institucional para a necessária articulação dos 21 municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) na elaboração e implantação de políticas de desenvolvimento sustentável.
O ciclo ‘Rio Metropolitano: Desafios Compartilhados’ prevê cinco encontros em diferentes cidades da RMRJ. O primeiro, sobre saneamento, em Caxias, no último dia 5, reuniu uma plateia de cerca de 200 pessoas, incluindo dez secretários, de diferentes municípios, relacionados ao tema. Depois da Mobilidade, o próximo tópico será a Segurança Pública, em Niterói, em 20 de maio; e a Saúde, em 28 de maio, em São Gonçalo. O encerramento será em 1º de junho, no auditório da Firjan, no Centro do Rio. Os encontros contam ainda com o apoio da Prefeitura de Niterói, Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, jornal Extra, Associação Brasileira de Consultores de Engenharia, Casa Fluminense, Ope Sociais e do site Vozerio.
13/5 - Mobilidade
Firjan Representação Regional Baixada Fluminense Área I – Unidade Senai de Nova Iguaçu
Rua Gerson Chernicharo, s/nº, Bairro da Luz, Nova Iguaçu
Das 9h às 13h
Ingresso mediante inscrição pelo e-mail seminario.riometropolitano@iets.org.br
Veja a programação aqui.
No Seminário Rio Metropolitano, Prefeitura também anuncia concessões para estacionamentos e carros elétricos compartilhados
Encontro terá a participação do governador Luiz Fernando Pezão, empresários, e do representante da maior PPP do país, o Porto Maravilha
Secretário anuncia construção de novo hospital geral na Baixada e a inauguração de uma central de regulação unificada no próximo dia 8