Terceiro seminário da série Rio Metropolitano: Desafios Compartilhados vai discutir UPPs e crescimento de homicídios na Baixada
A qualificação e a ampliação das políticas de segurança pública na Região Metropolitana do Rio de Janeiro são o tema do terceiro debate do ciclo ’Rio Metropolitano: Desafios Compartilhados’, na próxima quarta-feira, 20 de maio, em Niterói.
O encontro vai reunir gestores públicos, pesquisadores, representantes da sociedade civil e da Polícia Militar para discutir os índices de criminalidade no Rio de Janeiro, as práticas policiais e as estratégias governamentais para garantir a segurança dos cidadãos fluminenses. A iniciativa é realizada pela Câmara Metropolitana de Integração Governamental e pelo Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS), com apoio da Firjan, patrocínio da AEERJ (Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro), do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), da Fetranspor e da Águas do Brasil.
Realizado no Teatro Municipal de Niterói, o seminário terá início com apresentações do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves e do diretor executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro. Em seguida, a mesa terá a participação do cientista político João Trajano, pesquisador do Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LAV-UERJ); da diretora-presidente do Instituto de Segurança Pública (ISP), Joana Monteiro; do secretário executivo do Instituto de Estudos da Religião (ISER), Pedro Strozenberg; do coronel Robson Rodrigues da Silva, chefe do Estado Maior da PM; e do subsecretário de Planejamento e Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança, Antônio Roberto Cesário de Sá.
"Entre 2012 e 2014, o número de homicídios na Baixada cresceu de maneira acentuada." Manuel Thedim, diretor do IETS
"O seminário tem o objetivo de discutir soluções e compartilhar experiências de combate à violência na Região Metropolitana. Temos de somar os esforços dos governos estadual e federal, mas também buscar soluções na esfera municipal, como ocorreu em Volta Redonda, onde reduziu-se a sensação de insegurança com a implantação de câmeras e a melhoria da iluminação pública”, comenta o diretor da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro. “Entre 2012 e 2014, o número de homicídios na Baixada cresceu de maneira acentuada”, completa Manuel Thedim, diretor executivo do IETS. “Em 2014, foram 53 homicídios por cada 100 mil habitantes na região, em comparação com 19 na capital. É claro que não há solução simples ou universal para essa desigualdade, mas precisamos pensar de forma integrada nessa questão.”
Este é justamente o objetivo do ciclo de seminários, primeira iniciativa da Câmara Metropolitana de Integração Governamental, criada em agosto de 2014 como o espaço institucional para a necessária articulação dos 21 municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) na elaboração e implantação de políticas de desenvolvimento sustentável.
O ciclo ‘Rio Metropolitano: Desafios Compartilhados’ prevê cinco encontros em diferentes cidades da RMRJ. Já foram realizados debates sobre saneamento, em Caxias, no último dia 5; e sobre mobilidade urbana, em Nova Iguaçu, no dia 11. Depois da segurança, o próximo tópico será a saúde, em São Gonçalo, em 28 de maio. O encerramento será em 1º de junho, no auditório da Firjan, no Centro do Rio. Os encontros contam ainda com o apoio da Prefeitura de Niterói, Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, jornal Extra, Associação Brasileira de Consultores de Engenharia, Casa Fluminense, Ope Sociais e do site Vozerio.
Veja a programação aqui.
Serviço
20/5 – Segurança Pública
Teatro Municipal de Niterói
Rua Quinze de Novembro, 35, Centro, Niterói
Das 9h às 12h30
Ingresso mediante inscrição pelo e-mail seminario.riometropolitano@iets.org.br
No Seminário Rio Metropolitano, Prefeitura também anuncia concessões para estacionamentos e carros elétricos compartilhados
Encontro terá a participação do governador Luiz Fernando Pezão, empresários, e do representante da maior PPP do país, o Porto Maravilha
Secretário anuncia construção de novo hospital geral na Baixada e a inauguração de uma central de regulação unificada no próximo dia 8