Campanha Baía Viva ocupa Aterro do Flamengo com programação cultural e debates neste sábado
Música, fotografia, circo, palestras e oficinas fazem parte da programação de doze horas do Festival Baía Viva, que ocupará o Aterro do Flamengo neste sábado, 8 de agosto, das 10h às 22h. A proposta do evento é mobilizar a população para a preservação da Baía de Guanabara e informá-la sobre questões que vão desde o polêmico projeto de despoluição até o estímulo a atividades esportivas.
Durante o evento, pelo menos 50 barcos partirão da Marina da Glória numa "barqueata”. Pescadores, remadores, atletas e entusiastas deverão se reunir a partir das 9h, e a mobilização tem previsão para terminar às 11h30.
Um dos organizadores da barqueata é o historiador Carlos Bittencourt, que sairá pela baía em uma canoa havaiana. “As decisões relativas à Baía de Guanabara sempre são tomadas dentro dos gabinetes", avalia ele. "Acredito que o controle social é primordial nesse caso.”
Entre os destaques da programação do festival, estão as apresentações do guitarrista Da Ghama e do cantor Rás Bernardo, que integram a formação histórica do grupo Cidade Negra. A banda Noites do Norte também marcará presença no festival.
Pela sobrevivência da baía
Iniciado em 1990, o Movimento Baía Viva foi relançado há cerca de três meses, a partir da reunião de entidades da sociedade civil, ONGs, pescadores, atletas e cidadãos preocupados com a situação da baía de Guanabara. A poluição — causada pelo saneamento precário e pelo despejo de dejetos industriais — é a questão central da mobilização.
Mas há outras particularidades da baía que o movimento pretende abordar: o assoreamento, causado em parte pela ampliação contínua dos aterros; as áreas de exclusão pesqueira; a exploração pela indústria do petróleo; e o estímulo às atividades esportivas. "O objetivo do festival e da ’barqueata’ é estimular o sentimento de pertencimento à Baía de Guanabara como espaço público, que deveria ser usufruído pela população", afirma Carlos Bittencourt.
A programação completa do festival pode ser encontrada na página do evento no Facebook.
Prometida por Eduardo Paes para o ano passado, obra depende agora do aval de Marcelo Crivella
Visitante acusa namorado de funcionária de discriminação durante ida ao local na última sexta (30)
Livro reúne soluções mirabolantes já propostas para os problemas de um dos principais cartões-postais do Rio