Evento que será realizado neste sábado (28/11) em Queimados vai pensar políticas públicas integradas para a metrópole. Inscrições gratuitas estão abertas.
O Plano de Desenvolvimento Metropolitano que começa a ser elaborado no Rio será o tema do 6º Fórum Rio, encontro de articulação entre instituições e coletivos da metrópole promovido regularmente pela Casa Fluminense. O evento será realizado em Queimados neste sábado (28/11) e vai contar com a presença do prefeito da cidade, Max Lemos e do diretor executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro.
Na parte da manhã, 9 mesas temáticas discutirão políticas públicas que gostariam de ver incorporadas ao Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana, que vai definir ações estruturantes em apoio aos municípios da metrópole. O resultado destas mesas será apresentado e discutido em uma plenária à tarde.
"O consórcio responsável pelo Plano de Desenvolvimento e a Câmara Metropolitana estão apostando na participação social nesse plano. O Fórum vai pensar o formato que o Plano deve ter; como garantir que inclua a participação social, a transparência e a incidência das propostas", diz o economista e coordenador de informação da Casa Fluminense, Vitor Mihessen.
Dentre os temas em pauta, alguns dos desafios mais urgentes e notórios da metrópole, como segurança pública, mobilidade e saneamento básico, e também alguns outros menos conhecidos, como economia criativa, políticas voltadas para terrenos vazios e o desenvolvimento local de Japeri.
Segundo Mihessen, o evento tem por maior mérito "colocar o imaginário de região metropolitana no debate. As pessoas passam a pensar no plano regional, veem que problemas de um território acontecem em outros. Pode-se ver o que deu certo em um município e o que pode ser adaptado em outro. Essa troca de experiência e de territórios é muito válida. Há também uma diversidade de perfis e falas bem diversas".
Além dos debates, estão previstas duas oficinas pela manhã: uma de fotografia, organizada pelo Coletivo Câmera na Mão, de Queimados, e outra sobre reciclagem, trabalhando a partir da experiência de catadores de Itaguaí e Seropédica. Na parte matinal, ainda está previsto o lançamento e um debate sobre o livro "O Meu Lugar", coletânea de crônicas sobre o Rio, com a presença dos organizadores Marcelo Moutinho e Luiz Antônio Simas.
Além dos debates e da plenária, estão planejadas diversas atividades culturais, como exposições e espetáculos ao longo de todo dia. A tradicional Feira de Integração, que apresenta o trabalho de coletivos da metrópole, também acontecerá ao longo de todo o dia.
O evento será sediado na Escola Municipal Professor Leopoldo Machado, que fica no centro de Queimados, a dez minutos da estação de trem de Queimados. A organização do evento oferece transporte gratuito saindo de São Gonçalo, Glória, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Sepetiba, Japeri e Guapimirim
As inscrições podem ser realizadas pelo site, que também reúne informações sobre como chegar e a programação completa do evento.
Fórum Rio
Quando: sábado, 28 de novembro, das 9h às 17h
Onde: Escola Municipal Professor Leopoldo Machado — Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, 696, Centro de Queimados
Para se inscrever, clique aqui.
Prometida por Eduardo Paes para o ano passado, obra depende agora do aval de Marcelo Crivella
Visitante acusa namorado de funcionária de discriminação durante ida ao local na última sexta (30)
Livro reúne soluções mirabolantes já propostas para os problemas de um dos principais cartões-postais do Rio