MC´s, pesquisadores e fotógrafos se reúnem para um intercâmbio rico de informações sobre o mundo do funk. Entre eles, os MC’s PH Lima e Leornardo; as pesquisadoras Heloisa Buarque de Hollanda e Ivana Bentes; o produtor e escritor, Marcus Vinícius Faustini e o fotógrafos Vincent Rosenblatt e Bira Carvalho.
O II Simpósio de Pesquisadores do Funk Carioca, nos dias 12, 13 e 14 de maio, traz o tema “Música, território, juventude e identidade” para debate na Faculdade de Letras da UFRJ, na Cidade Universitária, e no Centro de Artes da Maré.
O universo da música pode trazer muitas respostas enquanto instrumento de expressão cultural e social. O funk carioca, por exemplo, cada vez mais vem se tornando uma forma de pluralização das vozes, revelando sua força como porta-voz da periferias, ao mesmo tempo em que começa ganhar espaço na indústria musical. Neste sentido, realizando uma ponte entre o mundo acadêmico e a favela, o encontro quer "fundamentar, difundir e articular as ações que visam a dignificar a opção pelo funk carioca como objeto de pesquisas acadêmicas", diz o texto de divulgação do evento.
O Simpósio é organizado pela Faculdade de Letras da UFRJ, o PACC (Programa Avançado de Cultura Contemporânea) e a Redes de Desenvolvimento da Maré. Já estão confirmadas as presenças dos pesquisadores Heloisa Buarque de Hollanda, Carlos Palombini, Ivana Bentes, Mylene Mizrahi, Adriana Facina, João Camillo Penna e Eduardo Corbo Zabatel, os escritores Julio Ludemir, Marcus Vinícius Faustini e Marcelo Gularte, e os fotógrafos Vincent Rosenblatt e Bira Carvalho.
Também participam da discussão, os MC’s Galo, Pato Rouco, PH Lima, do Consciência Negra Socialista e Leonardo, do Apafunk. Dentro da programação estão previstas a apresentação do filme "A batalha do passinho", de Emílio Domingos e uma visita à Redes da Maré.
No documento a seguir, você encontra a programação completa:
Prometida por Eduardo Paes para o ano passado, obra depende agora do aval de Marcelo Crivella
Visitante acusa namorado de funcionária de discriminação durante ida ao local na última sexta (30)
Livro reúne soluções mirabolantes já propostas para os problemas de um dos principais cartões-postais do Rio