Seminário da série Rio Metropolitano: Desafios Compartilhados, em São Gonçalo, discute iniciativas de gestão e planejamento dos sistemas
[Atualização feita no dia 27/5: o seminário de encerramento não será no dia 1º de junho; a data ainda será confirmada.]
A qualidade e abrangência da oferta de serviços de saúde, fatores essenciais para o bem-estar e a produtividade dos cidadãos, são tema do quarto debate do ciclo Rio Metropolitano: Desafios Compartilhados, nesta quinta-feira, 28 de maio, em São Gonçalo. O encontro vai reunir gestores públicos, representantes da iniciativa privada e médicos para discutir os problemas e soluções na demanda e oferta desses serviços e dados sobre saúde na Região Metropolitana. A iniciativa é realizada pela Câmara Metropolitana de Integração Governamental e pelo Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS), com apoio da Firjan e patrocínio da AEERJ (Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro), do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), da Fetranspor e da Águas do Brasil.
Realizado no Sesc de São Gonçalo, o seminário terá início com as apresentações do gerente de Saúde do SESC Rio, Willian Silveira; do prefeito de São Gonçalo, Neilton Mulim; e do diretor executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro. Em seguida, a mesa terá a participação de Rosangela Bello, secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (CISBAF), que reúne 11 municípios da Baixada para gestão e articulação das redes de saúde, contribuindo para a consolidação do SUS (Sistema Único de Saúde).
Também participará da mesa o médico sanitarista José Carvalho de Noronha, coordenador da iniciativa de Prospecção Estratégica do Sistema de Saúde Brasileiro “Brasil Saúde Amanhã”, da Fundação Oswaldo Cruz. O projeto acompanha tendências, indicadores e realidades do setor para a gestão estratégica do sistema de saúde no Brasil. Outros palestrantes serão Antonio Jorge Kropf, diretor de Assuntos Institucionais da Amil; e Felipe dos Santos Peixoto, secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro.
Veja a programação aqui.
“Os munícipios, principalmente os da Baixada, estão sobrecarregados com o custeio dos equipamentos de saúde. As Clínicas da Família, por exemplo, estão com dificuldade de atender à demanda da população por serviços básicos”, diz Vicente Loureiro. Dados do IETS e OPE Sociais mostram que, entre 2008 e 2014, o atendimento ambulatorial (ou produção ambulatorial) em toda a Região Metropolitana aumentou 80%. Assim, continua Loureiro, o seminário terá como objetivos “discutir soluções para os custos dos serviços de saúde para as prefeituras, conhecer experiências exitosas dos consórcios e enxergar como esse tema é impactado por outras externalidades que já foram discutidas nos encontros anteriores da série Rio Metropolitano, como o saneamento e a violência”.
Diretor executivo do IETS, o economista Manuel Thedim também ressalta o aumento do valor médio das internações no sistema público: “No período de 2008 a 2014, houve um crescimento de 42% na Região Metropolitana, chegando a R$ 1.135,00. A inflação, de 2008 a 2013, aumentou 48,6%”. Já a taxa de mortalidade se manteve estável na Região Metropolitana de 2005 a 2013, “mas teve um crescimento desigual nas diferentes partes deste território: 4% na capital, 5% no Leste Metropolitano e 13% na Baixada”, completa Thedim.
O ciclo Rio Metropolitano: Desafios Compartilhados é uma série de encontros em diferentes cidades da RMRJ. Já foram realizados três debates, sobre saneamento, em Duque de Caxias; mobilidade urbana, em Nova Iguaçu; e segurança pública, em Niterói. Os encontros contam ainda com o apoio do Sesc-RJ, Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, jornal Extra, Associação Brasileira de Consultores de Engenharia (ABCE), Casa Fluminense, OPE Sociais e do site Vozerio.
28/5 – Rio Metropolitano: Desafios Compartilhados - Saúde
Sesc São Gonçalo
Endereço: Av. Pres. Kennedy, 755, São Gonçalo
Das 9h às 12h30
Ingresso mediante inscrição pelo e-mail seminario.riometropolitano@iets.org.br
No Seminário Rio Metropolitano, Prefeitura também anuncia concessões para estacionamentos e carros elétricos compartilhados
Encontro terá a participação do governador Luiz Fernando Pezão, empresários, e do representante da maior PPP do país, o Porto Maravilha
Secretário anuncia construção de novo hospital geral na Baixada e a inauguração de uma central de regulação unificada no próximo dia 8