Nova série de debates da Casa Fluminense discute o Leste Metropolitano. O primeiro encontro será no campus da UFF, em Niterói.
A Universidade Federal Fluminense (UFF) sediará na próxima segunda-feira, 8 de junho, o primeiro debate da série ’Diálogos Agenda Rio’, realizada pela Casa Fluminense. A proposta do encontro é entender os desafios do Leste Metropolitano e debatê-los junto à universidade, lideranças locais e à população geral.
Segundo Henrique, alguns temas em pauta na discussão serão a mobilidade urbana — e a polêmica envolvendo a construção da linha 3 do metrô, substituída agora pelo BRT —, o ponto de vista do Leste Metropolitano sobre a Baía de Guanabara e a desigualdade socioespacial da região. Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) de 2013, por exemplo, o município de Niterói ocupa o primeiro lugar no IDH da Região Metropolitana do Rio (RMRJ), enquanto Tanguá está em último lugar (19º). A pesquisa não leva em conta os municípios de Rio Bonito e Cachoeiras de Macacu, que só passaram a integrar a RMRJ em 2013.
"Talvez, a invisibilidade do Leste Metropolitano seja ainda maior do que a da Baixada." Henrique Silveira
"Há também a questão da Comperj, por exemplo, que trouxe uma expectativa de maior dinamismo e desenvolvimento econômico para a região, mas agora está com as obras paradas, por conta de todo contexto de crise no país e da própria Petrobras. O que seria um ganho social acabou virando um problema”, explica ele. Outro ponto importante do debate será a transparência pública das contas e o monitoramento do orçamento público.
Formado pelos municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito, Maricá, Tanguá e Cachoeiras de Macacu, o Leste Metropolitano costuma receber espaço reduzido nos maiores jornais do estado, sediados na capital. "Fala-se muito em Centro do Rio e pouco sobre a periferia de Niterói, por exemplo. Talvez, a invisibilidade do Leste Metropolitano seja ainda maior do que a da Baixada", opina Henrique Silveira, coordenador executivo da Casa Fluminense.
Essa é a primeira atividade pública da Casa Fluminense com foco no Leste Metropolitano, preparatória para o próximo Fórum Rio, evento da Casa que reúne organizações da sociedade civil. Entre os participantes do debate, estão Adauri Souza, do Instituto Baía de Guanabara; a especialista em gestão urbano-metropolitana Cátia Antonia, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); e Guilherme Guimarães, do Observatório Social de Niterói. O próximo encontro da série será em agosto, em São Gonçalo.
Serviço:
Diálogo Agenda Rio
Endereço:
Avenida Gal. Milton Tavares de Souza, s/nº – Campus da Praia Vermelha – Boa Viagem, Niterói
Prometida por Eduardo Paes para o ano passado, obra depende agora do aval de Marcelo Crivella
Visitante acusa namorado de funcionária de discriminação durante ida ao local na última sexta (30)
Livro reúne soluções mirabolantes já propostas para os problemas de um dos principais cartões-postais do Rio