Burburinho

  • Compartilhe:
Burburinho 27 / 04 / 2015| Julia Meneses

Movimento quer colorir praças contra a redução da maioridade penal

Um movimento nacional contra a redução da maioridade penal está mobilizando milhares de pessoas nas redes sociais para um grande ato na madrugada do dia 28 a 29 de abril. No Rio, está previsto que cerca de 150 praças amanhecerão a quarta-feira repletas de faixas, cartazes e outros materiais da campanha "Redução Não é Solução".

A campanha é contra a aprovação do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 171, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. A PEC recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, que criou um grupo para discutir a proposta por cerca de três meses. O texto então passará por duas votações antes de chegar ao Senado.

A campanha criada por jovens cariocas inspirados na campanha uruguaia "No a la baja", que em 2014 conseguiu mudar a opinião pública sobre a redução da maioridade penal no país. Hoje, o movimento cresceu e já conta com mais de 1.200 pessoas inscritas em 23 estados brasileiros. No site, o coletivo apresenta três argumentos para explicar que a redução não é a solução.

A ideia do "Amanhecer contra a Redução" é ser uma ação coletiva para decorar as praças da cidade com materiais da campanha, como os adesivos disponíveis para download no site, além de tecidos, pipas e fitas. O coletivo também produziu um manual para orientar a confecção dos materiais.

Um mapa virtual exibe todas as praças inscritas; no estado do Rio, mais de 150 já foram cadastradas. O requisito é que pelo menos cinco pessoas sejam responsáveis pelo cadastramento do local por meio de um formulário.

Para a divulgação, o coletivo está organizando uma cobertura colaborativa. Fotos e vídeos das intervenções poderão ser enviadas pelas próprias pessoas envolvidas nas atividades ou por aqueles que estejam apenas interessados em cobrir a mobilização. Para isso, há também um manual para a cobertura.

O grupo responsável pelo "Amanhecer contra a Redução" afirmou que vai se reunir para debater com quem participou da ação sobre os próximos passos. "A ideia é que outras ações continuem acontecendo no Rio e no resto do Brasil e que as pessoas se mobilizem em suas cidades para mostrar ao Congresso Nacional que o brasileiro está mudando de opinião sobre a redução da maioridade penal", diz o release do evento.

  • Compartilhe:

Mais Burburinho

Parque Madureira não tem data para chegar à avenida Brasil

Prometida por Eduardo Paes para o ano passado, obra depende agora do aval de Marcelo Crivella

CCBB é palco de protesto após episódio de lesbofobia

Visitante acusa namorado de funcionária de discriminação durante ida ao local na última sexta (30)

Que tal aterrar a Lagoa?

Livro reúne soluções mirabolantes já propostas para os problemas de um dos principais cartões-postais do Rio

Ouça as vozes do Rio

Preencha o formulário abaixo para assinar o boletim do VozeRio

Mais sobre política

Livro aborda transformações da Baixada Fluminense durante a ditadura

6 momentos do Rio em 2016

Testemunhas contam o que viram de um dos anos mais agitados dos últimos tempos

De mulher para mulher: ocupação feminista no Rio

Rede Agora Juntas encerra neste sábado (17), na Glória, experiência que debateu direitos das mulheres

Prefeito eleito de Caxias é condenado a 7 anos de prisão por crime ambiental

De acordo com STF, Washington Reis (PMDB) se envolveu na criação de um loteamento ilegal quando era prefeito da cidade

Mais sobre democracia

Estudantes na porta 163ª Zona Eleitoral do Rio, no Catete, dizem não ter a menor ideia em quem votar nas próximas eleições e que só tiram o título "por obrigação"

Curso gratuito vai destrinchar o enigmático mundo das políticas públicas no Rio

Organizado pela Casa Fluminense, ciclo de aulas vai de abril a julho, na Glória; inscrições on-line estão abertas até dia 24/3

Bruxas e bruxos da cidade

Quem são os revolucionários do contemporâneo? Para o geógrafo Jailson de Souza e Silva, fundador do Observatório de Favelas, desafiar a alienação de si é revolucionário

Rio de Janeiro, cidade metropolitana

Enquanto se debate a gestão compartilhada da Região Metropolitana do Rio, o desafio é que o processo se abra às vozes da sociedade civil

Mais sobre manifestações

Em meio às retenções no trânsito causadas pelas manifestações de taxistas contra o Uber no Rio, mototáxis levam passageiros para o aeroporto do Galeão

Onde está junho? Manifestantes de 2013 olham para as ruas hoje

Da atuação da polícia à desesperança: como a geração de 2013 enxerga as mobilizações de 2016

Protesto contra violência reunirá grafiteiros este domingo na rua da Alfândega

Grupos se organizam para protestar contra agressão a três jovens negros por cinco seguranças do Saara na última sexta (22); protesto está marcado para domingo (31)

O circo vai ao metrô

Em resposta a casos de repressão violenta a músicos no metrô carioca, produtor cultural sugere ocupar os trens com atividades circenses
Realização:
Iets
Patrocínio:
Universeg
Apoio:
Biblioteca Parque Estadual Biblioteca Parque Estadual
 
Licença Creative Commons
Desenvolvido em SPIP pela Calepino