Um movimento nacional contra a redução da maioridade penal está mobilizando milhares de pessoas nas redes sociais para um grande ato na madrugada do dia 28 a 29 de abril. No Rio, está previsto que cerca de 150 praças amanhecerão a quarta-feira repletas de faixas, cartazes e outros materiais da campanha "Redução Não é Solução".
A campanha é contra a aprovação do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 171, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. A PEC recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, que criou um grupo para discutir a proposta por cerca de três meses. O texto então passará por duas votações antes de chegar ao Senado.
A campanha criada por jovens cariocas inspirados na campanha uruguaia "No a la baja", que em 2014 conseguiu mudar a opinião pública sobre a redução da maioridade penal no país. Hoje, o movimento cresceu e já conta com mais de 1.200 pessoas inscritas em 23 estados brasileiros. No site, o coletivo apresenta três argumentos para explicar que a redução não é a solução.
A ideia do "Amanhecer contra a Redução" é ser uma ação coletiva para decorar as praças da cidade com materiais da campanha, como os adesivos disponíveis para download no site, além de tecidos, pipas e fitas. O coletivo também produziu um manual para orientar a confecção dos materiais.
Um mapa virtual exibe todas as praças inscritas; no estado do Rio, mais de 150 já foram cadastradas. O requisito é que pelo menos cinco pessoas sejam responsáveis pelo cadastramento do local por meio de um formulário.
Para a divulgação, o coletivo está organizando uma cobertura colaborativa. Fotos e vídeos das intervenções poderão ser enviadas pelas próprias pessoas envolvidas nas atividades ou por aqueles que estejam apenas interessados em cobrir a mobilização. Para isso, há também um manual para a cobertura.
O grupo responsável pelo "Amanhecer contra a Redução" afirmou que vai se reunir para debater com quem participou da ação sobre os próximos passos. "A ideia é que outras ações continuem acontecendo no Rio e no resto do Brasil e que as pessoas se mobilizem em suas cidades para mostrar ao Congresso Nacional que o brasileiro está mudando de opinião sobre a redução da maioridade penal", diz o release do evento.
Prometida por Eduardo Paes para o ano passado, obra depende agora do aval de Marcelo Crivella
Visitante acusa namorado de funcionária de discriminação durante ida ao local na última sexta (30)
Livro reúne soluções mirabolantes já propostas para os problemas de um dos principais cartões-postais do Rio