Debates

  • Compartilhe:
OsteRio 30 / 10 / 2015| André Costa

Mudanças climáticas: os impactos sobre o Rio

OsteRio de 3/11 discute como o aquecimento global começa a afetar a metrópole e o que o poder público e a sociedade podem fazer para enfrentar o problema. [Foto: Flavio Freitas].

De acordo com um estudo recente envolvendo 600 cientistas, o Rio de Janeiro deve ser a cidade mais afetada pelas mudanças climáticas em toda a América do Sul. Os pesquisadores preveem que a temperatura da metrópole vá aumentar um grau nos próximos cinco anos. Num período mais longo, os impactos podem ser ainda mais drásticos: estiagens prolongadas, aumento de tempestades e de ressacas e a elevação do nível do mar podem ser alguns dos problemas vividos na Cidade Maravilhosa nas próximas décadas.

Como se preparar para um cenário assustador como esse? As mudanças climáticas são inevitáveis ou algo ainda pode ser feito para evitá-las? Que ações podem ser tomadas hoje para minimizar e combater uma natureza em revolta? Qual deve ser o papel do poder público e da população nesse processo?

Questões como essas serão discutidas no próximo OsteRio, que será realizado na próxima terça-feira, 03/11, às 20h, em Ipanema. O encontro contará com a presença de Rodrigo Rosa, assessor especial do prefeito do Rio e da presidência do C40 Climate Leadership Group; e de Branca Americano, ex-secretária nacional de mudanças climáticas e responsável pelo programa de políticas do clima do Instituto Clima e Sociedade.

No encontro, Rosa pretende abordar o impacto da mudança climática no mundo e, especialmente, no Rio de Janeiro. "Vou falar de fenômenos recentes e de como a cidade está se preparando para esta transformação", explicou. Um dos exemplos de políticas é o Plano de Baixo Carbono, estratégia da Prefeitura para reduzir o impacto do desenvolvimento urbano. O assessor também vai falar dos bastidores das negociações mundiais sobre o clima, com base na sua experiência no C40, articulação de líderes mundiais que desde 2013 é presidida pelo prefeito do Rio.

Segundo Branca, sua exposição deve se focar no que o Rio pode fazer para se tornar cidade-modelo na área ambiental no século XXI. Para ela, “o mundo vai mudar completamente a partir de um processo de descabornização da economia. A cidade do Rio de Janeiro tem um dinamismo e uma liderança que podem apontar para essa nova dinâmica. Podemos pensar em como descabornizar mais rápido, ser líderes nas energias alternativas, na mobilidade, em como iremos nos transportar de forma eficiente e limpa. Sempre fomos vanguarda, e podemos continuar a ser”.

O OsteRio acontece no restaurante Osteria Dell’Angolo, na Rua Paul Redfern, 40, em Ipanema. A entrada para o evento custa R$ 20 e dá direito a antepastos.
A organização fica a cargo da revista online Vozerio e do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS), com patrocínio da Light.

Serviço: OsteRio – Mudanças Climáticas: os efeitos sobre o Rio de Janeiro. 03/11/2015, terça-feira, às 20h. Rua Paul Redfern, 40, Ipanema.

  • Compartilhe:

Mais OsteRio

"Precisamos mudar o CEP do emprego"

Como diminuir as desigualdades gritantes na Região Metropolitana do Rio? No OsteRio desta terça-feira (29/3), um caminho ficou claro: mais centros e oportunidades, menos distâncias e deslocamentos

OsteRio discute as fronteiras da desigualdade no Rio metropolitano

No evento, serão apresentadas as atualizações do Mapa da Desigualdade, produzido pela Casa Fluminense, que mostra as disparidades da região a partir de 21 indicadores sobre 7 temas-chave

Eduardo Paes faz balanço de seus oito anos como prefeito

Prefeito responde a perguntas da plateia sobre sua gestão, em encontro promovido pelo Vozerio em parceria com Iets

Ouça as vozes do Rio

Preencha o formulário abaixo para assinar o boletim do VozeRio

Mais sobre política

Livro aborda transformações da Baixada Fluminense durante a ditadura

6 momentos do Rio em 2016

Testemunhas contam o que viram de um dos anos mais agitados dos últimos tempos

De mulher para mulher: ocupação feminista no Rio

Rede Agora Juntas encerra neste sábado (17), na Glória, experiência que debateu direitos das mulheres

Prefeito eleito de Caxias é condenado a 7 anos de prisão por crime ambiental

De acordo com STF, Washington Reis (PMDB) se envolveu na criação de um loteamento ilegal quando era prefeito da cidade

Mais sobre clima

Próxima edição do Conversas na Biblioteca falará dos problemas e riscos da bacia que abastece a Região Metropolitana do Rio. O Paraíba pode seguir o curso do Rio Doce?

Um futuro sombrio — e cada vez mais ensolarado — para o Rio

OsteRio desta terça (3/11) discutiu os impactos das mudanças climáticas no Rio, apontada por estudo recente como a cidade que será mais afetada pelo aquecimento global
Realização:
Iets
Patrocínio:
Universeg
Apoio:
Biblioteca Parque Estadual Biblioteca Parque Estadual
 
Licença Creative Commons
Desenvolvido em SPIP pela Calepino