‘Conversas na Biblioteca’ desta terça discute empreendedorismo e trabalho para a juventude do Rio
Concurso público? Empresa? Freelancer? Abrir o próprio negócio? Pós-graduação? Os jovens que estão tentando escolher um caminho profissional precisam superar também obstáculos como a crise econômica e o desemprego em alta. Atualmente, há 417 mil jovens entre 18 e 24 anos desempregados no Brasil. Será que o empreendedorismo é uma boa opção em um momento de retração do mercado de trabalho? Este é o tema do próximo encontro da série Conversas na Biblioteca, terça-feira, às 18h, na Biblioteca Parque Estadual.
Para discutir possíveis rumos para quem quer ingressar no mundo profissional, o Vozerio convidou três figuras com bastante experiência nesse campo: o empresário Paulo Gontijo, apresentador de dois programas sobre empreendedorismo nas rádios SulAmérica Paradiso e Roquette Pinto; o também empresário Guilherme Lito, sócio do Brownie do Luiz; e a produtora Veruska Delfino, coordenadora da Agência Redes para Juventude – que orienta jovens de favelas e periferias na concretização de projetos e ideias.
Veruska vai dar exemplos de sucesso de projetos da Agência de Redes para Juventude em comunidades cariocas. “As conexões desses projetos dentro de seus territórios têm gerado oportunidades de artes, direitos, economia dentro do próprio território desses jovens”, explica a produtora.
Para Guilherme, uma gestão mais autônoma e sem hierarquias possibilita uma nova maneira de encarar o trabalho. “A gente está lutando para transformar empregos industriais que são hoje necessários e que sempre foram vistos de maneira pejorativa em trabalhos mais dignos”, afirma o empresário. Entre algumas práticas do Brownie do Luiz, há, por exemplo, o estabelecimento de um limite para a diferença entre o maior e o menor salário.
O ciclo ’Conversas na Biblioteca’ é realizado pelo Vozerio, site dedicado ao debate e à cobertura do Rio de Janeiro metropolitano. A revista on-line é uma iniciativa do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS), com apoio da Secretaria Estadual de Cultura, da Lei de Incentivo à Cultura e da Light.
Numa emocionante edição do "Conversas na Biblioteca", midiativista e pesquisadora discutiram os efeitos da política de drogas nas favelas do Rio
Em bate-papo na Biblioteca Parque Estadual, autores do Sensacionalista revelaram bastidores e o processo criativo das manchetes fictícias
Ana Paula Pelegrino e Raull Santiago discutem tema na próxima quarta-feira (24/2), a partir das 18h, na Biblioteca Parque Estadual