Arte urbana, artesanato, comunicação, cultura, dança, gastronomia, literatura, música, teatro e turismo tomam conta do Largo de São Francisco da Prainha nos dias 29 e 30 de agosto.
(foto: Caru Ribeiro)
A Região Portuária receberá no próximo fim de semana o Circuito Favela Criativa, série de encontros promovida pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro para conectar artistas e coletivos culturais da periferia e do asfalto. Mais de 60 iniciativas estarão presentes no evento, que acontecerá nos dias 29 e 30 de agosto, no tradicional Largo de São Francisco da Prainha, no bairro da Saúde.
Arte urbana, arte popular, artesanato, comunicação, cultura popular, dança, gastronomia, literatura, música, teatro e turismo são parte da programação. Ao todo, mais de 400 grupos participarão do circuito, fazendo apresentações ou vendendo seus produtos em mais de 120 horas de programação.
Inserido no programa Favela Criativa, o circuito, que acontece de 1º de agosto a 13 de setembro, já passou por Vila Kennedy, Rocinha, Manguinhos e Cidade de Deus. Depois da Região Portuária, segue para o Complexo do Alemão e Grande Tijuca.
A partir da conexão proposta pelo Favela Criativa, o grupo Contra Bando de Teatro, do Alemão, se uniu ao grupo de teatro Arteiros, da Cidade de Deus. "Tive logo de início muita vontade de participar do projeto, mas aí me dei conta de que não conhecíamos nenhum grupo teatral de outra comunidade. Quando conheci os jovens do Os Arteiros pude ver que, embora sejamos todos moradores de favela,s temos vivências diferentes e metodologias de trabalho também", contou Nilda Silva de Andrade, diretora do Contra Bando. Juntos, os dois grupos somam mais de 20 atores.
O Favela Criativa começou em 2014 e segue até 2016, quando se integrarão ao calendário das Olimpíadas. Além dos eventos espalhados pelos diferentes bairros, o projeto também oferece durante esse período formação artística e especialização em gestão para jovens agentes culturais, além de proporcionar o diálogo entre esses jovens e parceiros e patrocinadores potenciais. Mais informações sobre as atividades podem ser encontradas no site do programa.
Prometida por Eduardo Paes para o ano passado, obra depende agora do aval de Marcelo Crivella
Visitante acusa namorado de funcionária de discriminação durante ida ao local na última sexta (30)
Livro reúne soluções mirabolantes já propostas para os problemas de um dos principais cartões-postais do Rio