Burburinho

  • Compartilhe:
Burburinho 2 / 04 / 2015| Julia Meneses

Rio Bus: ache seu ônibus num instante

Pense num mapa que mostra em tempo real onde está o ônibus que você quer pegar: ele existe. Prestes a completar um ano, o Rio Bus lança até domingo a versão 2.0 do aplicativo, que presta um serviço e tanto para os cariocas perdidos no trânsito.

Basta digitar a linha do ônibus no campo de busca do Rio Bus para visualizar a posição geográfica dos veículos. O site também oferece a opção de busca pelo código do ônibus.

Integrado ao sistema DataRio, da Prefeitura, o aplicativo gratuito acaba de vez com o clássico dilema da espera do ônibus. A localização dos ônibus é atualizada a cada minuto a partir de dados enviados pelos aparelhos de GPS de cada veículo. Como a Prefeitura não disponibiliza dados de GPS das linhas intermunicipais, essas frotas não podem ser encontradas pelo aplicativo.

Com isso, é possível ver a má administração de diversas empresas. A linha 422 (Grajaú-Cosme Velho), exibida na imagem acima, por exemplo, parece rodar com ônibus muito próximos entre si e com grandes espaços sem veículos.

Criado pelos universitários Frederico Souza e Marco Jardim, alunos de ciência da computação da UFRJ, o Rio Bus tem entre 6 mil e 6.500 usuários ativos. A ideia foi de Marco, que, no final de março de 2014, viu que a prefeitura havia disponibilizado os dados dos aparelhos de GPS das frotas de ônibus. "Ele [Marco] me convidou para transformar esses dados em informação e viramos a noite fazendo o Rio Bus, que lançamos dois dias depois", conta Frederico, de 23 anos.

Na página oficial na rede social Facebook, o Rio Bus explica que não tem fins lucrativos e que os envolvidos são "apenas desenvolvedores de software e passageiros de ônibus desta caótica cidade que, como vocês, queremos um sistema de transporte digno e justo". A página serve como meio de diálogo com os usuários e divulgação de novidades ou problemas no serviço, que depende do funcionamento do sistema DataRio e do fornecimento dos dados das empresas de ônibus do Rio de Janeiro.

Versão 2.0 até domingo
Na segunda versão do site e dos aplicativos para Android e iOS, o Rio Bus vai oferecer uma interface melhor e algumas funcionalidades úteis, como, por exemplo, a direção em que os ônibus estão circulando.

Para receber colaborações de outros interessados, todo o código do Rio Bus é aberto no GitHub. "Nossa ideia sempre foi fazer um serviço do carioca para o carioca", explica Frederico, que, assim como Marco, não recebe um centavo pelo aplicativo.

  • Compartilhe:

Mais Burburinho

Parque Madureira não tem data para chegar à avenida Brasil

Prometida por Eduardo Paes para o ano passado, obra depende agora do aval de Marcelo Crivella

CCBB é palco de protesto após episódio de lesbofobia

Visitante acusa namorado de funcionária de discriminação durante ida ao local na última sexta (30)

Que tal aterrar a Lagoa?

Livro reúne soluções mirabolantes já propostas para os problemas de um dos principais cartões-postais do Rio

Ouça as vozes do Rio

Preencha o formulário abaixo para assinar o boletim do VozeRio

Realização:
Iets
Patrocínio:
Universeg
Apoio:
Biblioteca Parque Estadual Biblioteca Parque Estadual
 
Licença Creative Commons
Desenvolvido em SPIP pela Calepino