Colaboradores

  • Compartilhe:
Colaboradores 11 / 12 / 2015|

Sarau do Escritório

Desde 2010, integrantes de um grupo de teatro sem sede marcavam suas reuniões nas mesas do Bar da Cachaça, tradicional ponto de encontro de artistas e produtores no bairro da Lapa, região central do Rio de Janeiro. Das conversas no escritório, como o pequeno botequim é conhecido, viram pipocar movimentos como a Primavera Árabe, o 15M, e o Occupy Wall Street, que só estimulavam suas inquietudes.

Vindos de diferentes regiões como Nilópolis, Leblon, Tijuca, Olaria, Senador Camará, Vidigal, São João de Meriti e Glória, pulavam os muros de dois Cieps em Bangu para ensaiar, em meio a usuários de crack, e crianças que surgiam para acompanhar as encenações. Apresentavam espetáculos em praças da Favela Jardim Batan, e criavam metodologias na Cidade das Crianças, no Aterro do Flamengo. Entretanto, ainda faltava uma ocupação definitiva.

Logo após as Jornadas de Junho, decidiram que não poderiam mais viver da mesma forma, reclamando do poder público, do sistema, ou da ausência de espaços para trabalhar com arte, e resolveram arregaçar as mangas.

Surgia assim, em novembro de 2013, o Sarau do Escritório, um espaço de experimentação artística na Praça João Pessoa – a esquina do Bar da Cachaça -, que abre caminho para o encontro de atores e agentes culturais de vários territórios.

Em dois anos de atividades, o evento já recebeu mais de 800 artistas. Gente das artes visuais, da música, poesia, cinema, circo, teatro, intervenção e performance. De um chinês cantando folk em mandarim, a um músico de Recife que faz um som com influências latinas, passando por uma moradora do Centro portadora do Mal de Alzheimer, e que não recitava suas poesias em público há 50 anos. Tudo cabe no maior espaço de co-working artístico do Rio.

O projeto idealizado pelo Coletivo Peneira, é realizado pela Mufa Produções, um coletivo de jovens artistas-produtores que trabalham com pouco ou nenhum recurso financeiro, investindo do próprio bolso, e apostando em lógicas co-produtivas para transformar seus sonhos em realidade.

  • Compartilhe:

Colaborador

Sarau do Escritório

Espaço de experimentação artística que rola uma vez por mês na pracinha João Pessoa (aquela do Bar da Cachaça), na Lapa

Colaborações de Sarau do Escritório

A saga de quem faz cultura nas ruas do Rio

Organizadores do Sarau do Escritório mostram como vencer o vilão da burocracia em 11 fases

Mais Colaboradores

André Buffara

Membro do escritório Couto Silva Advogados e autor da monografia Os desafios da economia compartilhada: o ’caso Uber’ sob a ótica da Análise Econômica do Direito

Eduardo Pontin

Filósofo que pesquisa sobre a vida e a obra do sambista Silas de Oliveira

Emílio Domingos

Cineasta e cientista social formado pela UFRJ

Ouça as vozes do Rio

Preencha o formulário abaixo para assinar o boletim do VozeRio

Realização:
Iets
Patrocínio:
Universeg
Apoio:
Biblioteca Parque Estadual Biblioteca Parque Estadual
 
Licença Creative Commons
Desenvolvido em SPIP pela Calepino