O evento desta quarta (19/8) vai debater a participação das comunidades na construção da história do Rio e maneiras de incluir esses territórios nas discussões sobre a cidade.
O aniversário de 450 anos do Rio tem provocado alvoroço, com várias comemorações, eventos e discussões se espalhando pela cidade. Mas como pensar a trajetória do Rio pela ótica dos moradores das favelas? O que podemos fazer para que todos tenham acesso à cidade?
Essas questões serão feitas amanhã, quarta-feira (19/8), durante o seminário "Pensando os 450 anos do Rio de Janeiro a partir da favela", realizado pelo Núcleo de Memória e Identidade da Maré (Numim), iniciativa da organização local Redes da Maré. Para discutir o tema com os próprios moradores de comunidades cariocas, foram convidados os historiadores Luiz Antônio Edmilson (PUC-Rio) e Paulo Knauss (UFF), o geógrafo Jorge Barbosa, diretor do Observatório de Favelas, a antropóloga Adriana Facina (Museu Nacional) e Edson Diniz, diretor da Redes.
"Os moradores das favelas têm reivindicado cada vez mais seu direito de acesso à cidade", afirma Edson Diniz, coordenador do Numim. "A cada dia, novos grupos de jovens se juntam e potencializam as criações desses espaços, seja na música, na dança, no teatro e na forma como criam soluções solidárias para gerar renda e emprego dentro de suas comunidades."
O seminário também vai discutir a preservação e a pesquisa da história das favelas, que deve contar com a participação efetiva da própria comunidade. Segundo Edson, muitas histórias importantes desses territórios são esquecidas ou se perdem por falta de uma ação de preservação maior. "Se o Estado e as instituições privadas investissem recursos para incentivar a preservação da memória das favelas, criaríamos uma cultura de preservação dessa parte fundamental da história da cidade", completa ele.
O evento é aberto a todos os interessados — dos moradores de comunidades a estudiosos do assunto — e acontece a partir das 18h30 no Centro de Artes da Maré. As inscrições podem ser feitas através do site da Redes da Maré.
O quê: Seminário "Pensando os 450 anos do Rio de Janeiro a partir da favela"
Onde: Centro de Artes da Maré - Rua Bittencourt Sampaio, 181, Maré.
Quando: 19 de agosto, quarta-feira, a partir das 18h30
Para se inscrever, clique aqui.
Prometida por Eduardo Paes para o ano passado, obra depende agora do aval de Marcelo Crivella
Visitante acusa namorado de funcionária de discriminação durante ida ao local na última sexta (30)
Livro reúne soluções mirabolantes já propostas para os problemas de um dos principais cartões-postais do Rio