Próxima edição do Conversas na Biblioteca levará os autores do site de notícias falsas mais acessado do Brasil para discutir o riso como instrumento de crítica.
"Saci com duas pernas sofre bullying"; "Ler comentários de matérias na internet já está entre as principais causas de depressão"; "Lula foi 111 vezes a “sítio de amigo” e entra para o Guinness como visita mais inconveniente da história". É fácil reconhecer as manchetes de um dos sites mais comentados da internet brasileira: o Sensacionalista, que publica notícias falsas compartilhadas por milhões de pessoas.
Para saber mais sobre este fenômeno de mídia e a suposta disputa entre humor e realidade, o Vozerio convidou o criador e uma redatora do Sensacionalista para a próxima edição do "Conversas na Biblioteca", dia 19 de fevereiro (sexta-feira): os jornalistas Nelito Fernandes e Martha Mendonça.
O bom humor dos convidados promete arrancar risadas e reflexão do público. “Através do riso, as pessoas passam a enxergar o mundo, elas mesmas. Porque ao fazer alguém rir você já quebra uma barreira no diálogo, a pessoa fica mais receptiva”, comenta Martha. Cariocas, eles contam que os problemas do Rio estão sempre em pauta. “O Rio nos influencia muito em relação ao calor, carnaval, violência, UPP e o calor! [risos]”.
Com dez milhões de visitantes mensais e dois milhões de curtidas no Facebook, o Sensacionalista tem uma equipe de seis pessoas, quatro sócios e dois colaboradores. As reuniões de pauta são feitas pelo aplicativo WhatsApp, e todas as ideias passam por votação. Dessa forma, a equipe tem o direito de aprovar ou não uma matéria. Para Nelito, a ausência de hierarquia forte possibilita um processo criativo de qualidade. "Trabalhamos sempre com voto, pra não matar o processo criativo", explica.
Conversas na Biblioteca - “Sensacionalista: quando as notícias são absurdas, o humor disputa com a verdade”
Com: os jornalistas Nelito Fernandes e Martha Mendonça, criador e redatora do site Sensacionalista
Data: 19/02/2016, sexta-feira
Horário: das 18h às 19h40
Local: Biblioteca Parque Estadual – Auditório Darcy Ribeiro
Endereço: Avenida Presidente Vargas, 1.261 – Centro.
Entrada Franca
Numa emocionante edição do "Conversas na Biblioteca", midiativista e pesquisadora discutiram os efeitos da política de drogas nas favelas do Rio
Em bate-papo na Biblioteca Parque Estadual, autores do Sensacionalista revelaram bastidores e o processo criativo das manchetes fictícias
Ana Paula Pelegrino e Raull Santiago discutem tema na próxima quarta-feira (24/2), a partir das 18h, na Biblioteca Parque Estadual