Presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural, Washington Fajardo é arquiteto e urbanista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nascido em 20 de maio de 1972, Fajardo está desde 2009 na Prefeitura do Rio, primeiro como subsecretário de Patrimônio Cultural, Intervenção Urbana, Arquitetura e Design e, desde 2012, como presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade. O órgão municipal é responsável por cuidar dos aspectos culturais, históricos e urbanos do patrimônio da cidade, eleita pela Unesco em 2012 como patrimônio mundial da humanidade, na categoria Paisagem Cultural Urbana. Fajardo também é assessor especial do prefeito Eduardo Paes para assuntos urbanos.
Em toda sua carreira profissional, Fajardo planejou projetos vinculados às questões urbanas. Como pesquisador do programa de pós-graduação da UFRJ, estudou projetos urbanos e estruturais do espaço físico das principais regiões portuárias de todo o mundo. Fez parte da equipe vencedora do Concurso Nacional para revitalização do Mercado do Ver-o-Peso, em Belém do Pará, e também foi o primeiro colocado no concurso para o projeto de reconversão do Gasômetro, na Região Portuária do Rio de Janeiro.
Fajardo é ainda o autor do projeto arquitetônico das Arenas Cariocas - programa da Prefeitura do Rio que leva cultura e entretenimento para regiões carentes da cidade – e da revitalização do Imperator - Centro Cultural João Nogueira, no Méier.
À frente do patrimônio municipal, Fajardo foi o autor do mecanismo que dedicou 3% do valor das CEPACs da operação urbana Porto Maravilha para a recuperação do patrimônio cultural da região portuária. Também criou o edital Pro-APAC de fomento direto de recuperação de imóveis privados. Fajardo também criou Centro Carioca de Design. Localizado na Praça Tiradentes e inaugurado em 2010, o espaço é um núcleo de discussão, exibição e pensamento do design carioca e conta com galerias de exposições e espaços integrados multiuso para conferências reuniões, oficinas e atividades diversas.
Membro do escritório Couto Silva Advogados e autor da monografia Os desafios da economia compartilhada: o ’caso Uber’ sob a ótica da Análise Econômica do Direito
Filósofo que pesquisa sobre a vida e a obra do sambista Silas de Oliveira