Colaboradores

  • Compartilhe:
Colaboradores 6 / 03 / 2015|

Washington Fajardo

Presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural, Washington Fajardo é arquiteto e urbanista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nascido em 20 de maio de 1972, Fajardo está desde 2009 na Prefeitura do Rio, primeiro como subsecretário de Patrimônio Cultural, Intervenção Urbana, Arquitetura e Design e, desde 2012, como presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade. O órgão municipal é responsável por cuidar dos aspectos culturais, históricos e urbanos do patrimônio da cidade, eleita pela Unesco em 2012 como patrimônio mundial da humanidade, na categoria Paisagem Cultural Urbana. Fajardo também é assessor especial do prefeito Eduardo Paes para assuntos urbanos.

Em toda sua carreira profissional, Fajardo planejou projetos vinculados às questões urbanas. Como pesquisador do programa de pós-graduação da UFRJ, estudou projetos urbanos e estruturais do espaço físico das principais regiões portuárias de todo o mundo. Fez parte da equipe vencedora do Concurso Nacional para revitalização do Mercado do Ver-o-Peso, em Belém do Pará, e também foi o primeiro colocado no concurso para o projeto de reconversão do Gasômetro, na Região Portuária do Rio de Janeiro.

Fajardo é ainda o autor do projeto arquitetônico das Arenas Cariocas - programa da Prefeitura do Rio que leva cultura e entretenimento para regiões carentes da cidade – e da revitalização do Imperator - Centro Cultural João Nogueira, no Méier.

À frente do patrimônio municipal, Fajardo foi o autor do mecanismo que dedicou 3% do valor das CEPACs da operação urbana Porto Maravilha para a recuperação do patrimônio cultural da região portuária. Também criou o edital Pro-APAC de fomento direto de recuperação de imóveis privados. Fajardo também criou Centro Carioca de Design. Localizado na Praça Tiradentes e inaugurado em 2010, o espaço é um núcleo de discussão, exibição e pensamento do design carioca e conta com galerias de exposições e espaços integrados multiuso para conferências reuniões, oficinas e atividades diversas.

  • Compartilhe:

Colaborador

Washington Fajardo

Arquiteto, urbanista e presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e Assessor Especial para Assuntos Urbanos da Prefeitura

Colaborações de Washington Fajardo

Desafios do turismo carioca: assista ao vídeo

Num Rio em transformação, quais modelos de turismo são possíveis e desejados? Especialistas discutem maneiras de valorizar a cidade para além da natureza exuberante que incluam os subúrbios e novos atrativos culturais.

Mais Colaboradores

André Buffara

Membro do escritório Couto Silva Advogados e autor da monografia Os desafios da economia compartilhada: o ’caso Uber’ sob a ótica da Análise Econômica do Direito

Eduardo Pontin

Filósofo que pesquisa sobre a vida e a obra do sambista Silas de Oliveira

Emílio Domingos

Cineasta e cientista social formado pela UFRJ

Ouça as vozes do Rio

Preencha o formulário abaixo para assinar o boletim do VozeRio

Realização:
Iets
Patrocínio:
Universeg
Apoio:
Biblioteca Parque Estadual Biblioteca Parque Estadual
 
Licença Creative Commons
Desenvolvido em SPIP pela Calepino