Iniciativa reúne 49 entidades do Rio e do Brasil e busca compromisso de candidatos com transparência, planejamento de metas e diálogo com a sociedade civil. Após o lançamento, campanha segue com ações em toda a metrópole durante os Jogos e a campanha eleitoral.
A Campanha #Rio2017 será lançada amanhã, a partir das 17h, no Teatro Rival. A iniciativa é coordenada pela Casa Fluminense e tem a participação do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS) e outras 47 organizações, articuladas na produção da Agenda Rio 2017, documento que reúne visão e propostas sobre os caminhos do Rio pós-Jogos. Candidatos a prefeito do Rio e outras cidades, além de vereadores, comprometeram-se a estar presentes para receber o documento.
Fruto de entrevistas, fóruns para formulação de políticas e do levantamento de dados e estudos, a Agenda traz propostas para os principais desafios do Rio nos próximos anos: da mobilidade à Baía de Guanabara; do saneamento à segurança pública; da inovação econômica à ampliação da participação e transparência na gestão.
Promovida por uma rede de organizações com histórico de ação no Rio e no país, a Campanha pretende mobilizar a sociedade para o debate sobre o futuro do Rio. No dia 26, os candidatos a prefeito da capital e outros pré-candidatos às câmaras de vereadores e prefeituras na metrópole serão convidados a comprometer-se publicamente com a Agenda Rio 2017 e a Declaração de Compromisso da Campanha. Isso pressupõe apresentar plano de metas, criar instrumentos de transparência e prestação de contas, com monitoramento público, e manter a interlocução com a sociedade civil nas futuras gestões.
O evento de lançamento da Campanha será também oportunidade para o chamado à implantação local dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O Programa Cidades Sustentáveis apresentará pela primeira vez no Rio um conjunto de ferramentas concebido especialmente para auxiliar administrações municipais nesta missão. Os ODS são 17 objetivos e 169 metas para enfrentar os principais desafios sociais e ambientais do planeta até 2030. A lista foi referendada pelos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU).
A noite termina em samba, no palco do Rival, com Bira da Vila cantando o grande evento que é a vida cotidiana do cidadão fluminense. O show marcará o encerramento do
encontro e o início de uma série de ações para a disseminação pública das propostas da Campanha #Rio2017.
Campanha #Rio2017
Durante as Olimpíadas, painéis espalhados pelo Rio vão apresentar as propostas dos parceiros em praças públicas. A população vai selecionar metas prioritárias e gravar vídeos com sugestões. Terminados os Jogos, as lentes apontadas para o Rio olímpico serão deslocadas para o Rio inteiro: ativistas de toda a Região Metropolitana vão fazer o percurso Japeri–São Gonçalo de bicicleta, visitando parceiros e espaços coletivos, registrando equipamentos públicos e o cotidiano da cidade no trajeto.
A circulação continua em setembro, com diálogos entre sociedade civil e candidatos às prefeituras e câmaras de vereadores nos demais municípios da metrópole. Organizações de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São Gonçalo e outros vão apresentar suas demandas e cobrar compromissos com a gestão inclusiva e, transparente.
Prometida por Eduardo Paes para o ano passado, obra depende agora do aval de Marcelo Crivella
Visitante acusa namorado de funcionária de discriminação durante ida ao local na última sexta (30)
Livro reúne soluções mirabolantes já propostas para os problemas de um dos principais cartões-postais do Rio