Edital "2016: Fortalecendo a Universidade Comunitária da Zona Oeste", do Instituto Rio, oferece R$ 264 mil para 12 trabalhos que estejam transformando a realidade social da região. As inscrições estão abertas até a próxima segunda (25/1).
(Foto: Domínio Público/Wikimedia)
Você tem algum projeto social para a Zona Oeste? Precisa de ajuda para melhorar a sua iniciativa comunitária na região? Então inscreva-se no edital "2016: Fortalecendo a Universidade Comunitária da Zona Oeste", do Instituto Rio. As inscrições poderão ser realizadas no site do instituto. O prazo vai até a próxima segunda-feira (25/1).
São 264 mil reais que serão divididos entre as 12 vagas disponíveis. Além da ajuda financeira, os projetos selecionados poderão trocar experiência e apoio com instituições do poder público, iniciativa privada e movimentos sociais, tornando-se parte da Universidade Comunitária da Zona Oeste->http://www.universidadecomunitariazo.com.br/].
Representante da Associação Raízes de Gericinó, Auricelia Mercês conseguiu vaga nos editais de 2014 e 2015. Durante o período do projeto, o premiado Bumba Meu Boi Estrela de Gericinó desenvolveu oficinas com o objetivo de fortalecer a cultura nordestina e estimular os “oficineiros” a serem protagonistas de suas próprias histórias.
“A nossa luta (dos imigrantes nordestinos) por uma vida melhor no Rio desenvolveu laços de afeto. Percebemos também que a nossa cultura ia se afogando no cotidiano, e começamos a tentar resgatá-la”, conta Auricelia. No início das atividades, os colaboradores da associação pegavam as sobras das fantasias de carnaval para fazer as roupas do arraiá e pediam doações. A partir da resposta positiva da população, os participantes perceberam a necessidade de formalizar e capacitar o Raízes.
Segundo o instituto, os projetos aprovados na seleção ganham maior visibilidade e facilidade em colocar suas questões e soluções para os desafios da Zona Oeste. O edital pode ser lido aqui.
Prometida por Eduardo Paes para o ano passado, obra depende agora do aval de Marcelo Crivella
Visitante acusa namorado de funcionária de discriminação durante ida ao local na última sexta (30)
Livro reúne soluções mirabolantes já propostas para os problemas de um dos principais cartões-postais do Rio