No evento, também será lançada a plataforma on-line AgendaRio.org, que servirá de repositório das ideias para melhorar a cidade e a região metropolitana
O que será do Rio após as Olimpíadas? Para discutir o futuro incerto da cidade e da região metropolitana, a Casa Fluminense realizará o 7º Fórum Rio neste sábado (2/4), na Arena Jovelina Pérola Negra, Pavuna. Além dos grupos de discussão, a novidade será o lançamento da AgendaRio.org, site programado para servir de repositório permanente das ideias geradas durante as atividades promovidas pela Casa ou a partir do trabalho de seus associados e parceiros.
"As Olimpíadas agora podem ser ponto de partida das mudanças que deveriam ter acontecido até os jogos — e não aconteceram. Está mais do que na hora de olhar para a frente e saber quais são os desafios do Rio”, comenta Henrique Silveira, coordenador executivo da Casa Fluminense. Todo o conteúdo produzido no evento será transformado em relatório e contribuirá para a atualização da Agenda Rio — documento elaborado pela organização com o objetivo de sintetizar temas e propostas políticas, além de ideias para aprimorar a gestão governamental.
O evento é aberto e vai das 9h às 17h. A organização disponibiliza transporte de vans em alguns pontos de encontro como Nova Iguaçu, Caxias, Niterói e outros lugares. A programação está dividida em quatro etapas: abertura, formação dos núcleos de trabalho, almoço e plenária geral. No espaço, também acontecerá a Feira de Integração, onde organizações e coletivos exporão seus trabalhos.
"Que visão comum é essa que a gente tem do Rio? O Fórum vem com a intenção de enxergar e construir uma metrópole mais participativa e integrada”, sintetiza Henrique. A sétima edição do Fórum Rio faz parte de uma programação que será realizada ao longo de 2016, com a intenção de problematizar e elaborar soluções para o Rio em 2017. O Encontro Casa em Guapimirim (21/4) e o 8° Fórum Rio, que deverá ser realizado em julho, serão os próximos eventos presenciais já agendados pela Casa. Neste meio-tempo, a plataforma on-line da Agenda Rio servirá de repositório de propostas para melhorar a cidade.
No sábado, após a apresentação da dinâmica do encontro, os participantes serão divididos em grupos de trabalho guiados por facilitadores — pessoas que fazem parte da rede de associados da Casa e já lidam com políticas públicas de alguma forma — e selecionarão temas para registrar opiniões e discutir ideias. Depois do almoço disponibilizado pelo evento, todos os núcleos se reunirão numa plenária geral para amadurecer o que for definido por cada grupo.
7º Fórum Rio
Onde: Arena Jovelina Pérola Negra, Pavuna (Praça Ênio, S/N, a 10 minutos do metrô Pavuna)
Quando: Sábado, 2 de abril, das 9h às 17h
Evento gratuito. Inscrições podem ser feitas aqui.
Prometida por Eduardo Paes para o ano passado, obra depende agora do aval de Marcelo Crivella
Visitante acusa namorado de funcionária de discriminação durante ida ao local na última sexta (30)
Livro reúne soluções mirabolantes já propostas para os problemas de um dos principais cartões-postais do Rio