Especialistas brasileiros e estrangeiros e gestores públicos se reúnem amanhã e sexta-feira no seminário Qualicidades, evento realizado pelo Sebrae em parceria com o IETS e a Câmara Metropolitana. Em pauta, soluções sustentáveis para a gestão e o desenvolvimento das cidades.
Os desafios das grandes cidades são o tema do seminário Qualicidades - Sustentabilidade e Centralidades Urbanas. O evento é fechado e organizado pelo Sebrae/RJ em parceria com IETS (Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade) e Câmara Metropolitana do Rio de Janeiro e tem duração de dois dias (30/6 e 1/7). A proposta dos encontros é debater possibilidades e estratégias das mais diversas áreas e recursos para serem aplicados nas gestões urbanas.
Assuntos ambientais, políticos, econômicos e sociais serão discutidos nas seis mesas da programação. Autoridades e especialistas, como Vicente Loureiro e Jesus Ricardo Alvarez Felix (diretor-executivo da Câmara Metropolitana e pesquisador do Senseable City Lab - MIT Urban Planning, respectivamente) falam sobre o conceito de cidade inteligente, novos modelos de financiamento, governança, eficiência energética e outros assuntos relevantes para os grandes centros.
No encontro, também será apresentado um estudo inédito dos três parceiros sobre as centralidades na Região Metropolitana. "Criamos alguns critérios de análise para avaliar o poder de atração de 160 centralidades da região metropolitana e fizemos um ranking entre elas”, conta Manuel Thedim, diretor-executivo do IETS. Para ele os estudos apresentados e as análises feitas podem ajudar órgãos públicos a desenvolverem políticas públicas de desenvolvimento e gestão.
Prometida por Eduardo Paes para o ano passado, obra depende agora do aval de Marcelo Crivella
Visitante acusa namorado de funcionária de discriminação durante ida ao local na última sexta (30)
Livro reúne soluções mirabolantes já propostas para os problemas de um dos principais cartões-postais do Rio