O seminário Qualicidades, realizado pelo Sebrae em parceria com o IETS e a Camara Metropolitana, reuniu palestrantes nacionais e internacionais para discutir soluções para a gestão e a governança. Durante dois dias, os participantes discutiram oportunidades e modelos de financiamento, eficiência energética, cidades inteligentes e integração nas metrópoles, entre outros assuntos. Durante o encontro, surgiram novidades — como o projeto da Cisco para dotar o Porto Maravilha de acesso digital —, projetos surpreendentes, como o que monitorou os caminhos do lixo de Seattle, propostas polêmicas, como investimentos para aumentar o uso de energia solar e do biogás. Durante o encontro, foi apresentado um estudo inédito sobre as Centralidades Metropolitanas.
Foto: André Redlich/Sebrae
O seminário Qualicidades, realizado pelo Sebrae em parceria com o IETS e a Camara Metropolitana, começou ontem, 30 de junho, no hotel Prodigy, Centro do Rio, propondo a discussão de soluções para a gestão e a governança. O superintendente do Sebrae/RJ, Cezar Vasquez; o diretor executivo da Camara Metropolitana de Integração Governamental do Rio de Janeiro, Vicente Loureiro, e o engenheiro do BNDES e ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Velloso Lucas, abriram a série de debates sobre governança, gestão e soluções para as cidades.
Com a proximidade das eleições, os palestrantes comentaram o quanto os temas em discussão devem fazer parte da discussão programática dos candidatos. “Esses temas podem ser incluídos no processo eleitoral e fazer parte da agenda dos próximos governos”, comentou Loureiro. Manuel Thedim destacou a importância de pensar “tecnologias e instrumentos para melhorar a vida do cidadão e tornar a cidade mais equânime. Uma cidade não será inteligente se não der qualidade de vida para a população mais pobre”.
Luiz Paulo comentou que o atual contexto político exigirá dos candidatos a prefeito mais realismo e disposição para enfrentar “um enorme ceticismo”. “A solução de muitos problemas depende de políticas públicas e da arquitetura institucional brasileira. Temos de puxar o fio dessa meada”, comentou.
O superintendente do Sebrae, Cezar Vasquez, destacou a importância do debate para o pensamento do segmento privado. "Nós, no Sebrae/RJ, não vemos o crescimento das micro e pequenas empresas dissociado do desenvolvimento do ambiente no qual estão inseridas. Por isso, o debate de um futuro sustentável das cidades é essencial".
Durante o almoço, Vasquez recebeu os gestores municipais vencedores do Prêmio Prefeito Empreendedor. O grupo assistiu à palestra de Jamila Diaz, vice-presidente para Assuntos Comunitáris e de Serviços de Desenvolvimento Empresarial da SoBRO South Bronx, e Marcus Faustini, colunista do jornal O Globo e criador da Agência de Redes, que falaram sobre empreendedorismo.
Leia também:
Títulos de impacto social oferecem mecanismos de financiamento para projetos de saúde, redução do desemprego e reincidência de presos
O grande uso de energia e seu impacto sobre o meio ambiente é um dos desafios para o crescimento sustentável
Pesquisa mostra que das 30 principais centralidades, 22 estão na cidade do Rio de Janeiro