O Rio de Encontros, ciclo de debates sobre o Rio de Janeiro, recomeça amanhã, no auditório da ESPM, no Centro, com o tema “Rio de Janeiro: de capital da república a cidade metropolitana”. O projeto tem como diferencial a participação fixa de uma turma de jovens formadores de opinião
Na foto, a turma que participou do último debate, em dezembro de 2014, na Casa do Saber
[Foto: Paula Giolito/O Globo]
Rio de Encontros, ciclo de debates sobre o Rio de Janeiro, parceiro do Vozerio, está de volta em novo endereço. Desde 2010 realizado na Casa do Saber, na Lagoa, o projeto recebeu convite da ESPM, apoiadora do projeto, para mudar-se para o Centro, onde fica a universidade. O primeiro evento acontece amanhã, das 14h às 17h, no auditório.
Intitulado “Rio de Janeiro: de capital da república a cidade metropolitana”, o debate terá a presença da historiadora Marieta de Moraes Ferreira e do coordenador executivo da associação Casa Fluminense, Henrique Silveira. Marieta, professora da UFRJ e pesquisadora da FGV, é autora do livro “Rio de Janeiro: Uma cidade na história”, entre outros títulos. Henrique Silveira é geógrafo e dedica-se a articular em rede organizações e indivíduos dedicados a pensar e transformar a região metropolitana do Rio de Janeiro.
Segundo Ilana Strozenberg, professora da UFRJ e organizadora do Rio de Encontros, o debate pretende refletir sobre como escolhas do passado determinaram o Rio atual – e que Rio deverá surgir das escolhas do presente. “ O que está realmente mudando no Rio de Janeiro? Como gostaríamos que a cidade fosse em 20 anos? Que metrópole estamos construindo com as decisões que tomamos hoje?”, pergunta.
Teresa Guilhon, também organizadora do Rio de Encontros e presidente da oscip O Instituto, acredita que o novo espaço vai facilitar a participação do público. Desde 2013, o projeto Rio de Encontros mantém uma turma fixa de jovens, formadores de opinião nas suas comunidades na cidade do Rio e Região Metropolitana. “Eles não são convidados apenas para ouvir as palestras, mas para falar. E tem muito a dizer”, diz a cientista social Silvia Ramos, outra das curadoras do evento.
Rio de Encontros
“Rio de Janeiro: de capital da república a cidade metropolitana”
28 de maio, das 14h às 17h, no auditório da ESPM-Rio
Rua do Rosário, 90, 11º andar
Entrada franca. Confirme presença pelo email riodeencontros@oinstituto.org.br
Prometida por Eduardo Paes para o ano passado, obra depende agora do aval de Marcelo Crivella
Visitante acusa namorado de funcionária de discriminação durante ida ao local na última sexta (30)
Livro reúne soluções mirabolantes já propostas para os problemas de um dos principais cartões-postais do Rio