Encontro terá a participação do governador Luiz Fernando Pezão, empresários, e do representante da maior PPP do país, o Porto Maravilha
(Na foto, área onde será implementado o Porto Maravilha)
O papel do setor privado no desenvolvimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, especialmente através de parcerias público-privadas, é o tema do quinto seminário ’Rio Metropolitano: Desafios Compartilhados’, que acontecerá na próxima quinta-feira, 9 de julho, no Teatro Sesi, no Centro do Rio. No contexto atual de desaceleração econômica, o papel das PPPs ganha relevância no planejamento dos investimentos estaduais e municipais.
Como nos demais seminários da série, o encontro reunirá gestores públicos e representantes da sociedade civil e da iniciativa privada. A abertura do evento será feita pelo presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira. Logo depois, sucedem-se em apresentações Vicente Loureiro, diretor-executivo da Câmara Metropolitana; Manuel Thedim, diretor-executivo do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS); Lelis Marcos Teixeira, presidente executivo da Fetranspor; e Luiz Fernando Santos Reis, presidente executivo da Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (AEERJ). A primeira fase do debate se encerra com a participação do governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão.
Em seguida, sucedem-se as apresentações de Eduardo Salgado Viegas, do Conselho Empresarial de Infraestrutura do Sistema FIRJAN; Jorge Arraes, Secretário Especial de Concessões e Parcerias Público-Privadas da Prefeitura do Rio de Janeiro; e do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, Marco Antonio Capute.
Realizado pela Câmara Metropolitana de Integração Governamental e pelo Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS), o evento tem patrocínio da AEERJ (Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Fetranspor e Águas do Brasil, além do apoio da Firjan.
Segundo o diretor-executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro, o objetivo do encontro é aventar visões e propostas para acelerar a participação do setor privado nos serviços públicos e enfrentar os grandes gargalos da região metropolitana. “Apresentaremos um balanço das parcerias público-privadas (PPPs) já realizadas no Brasil; os rumos da maior PPP em curso — a da Zona Portuária do Rio de Janeiro — e também os programas de PPP que estão sendo elaborados pelo governo estadual”, explica.
No encontro será feito um balanço dos primeiros quatro debates do ciclo, que trataram da Saneamento, Mobilidade, Segurança e Saúde. “Os quatro seminários mostraram a importância da interlocução entre os municípios para encarar desafios comuns que não podem ser resolvidos isoladamente. Governar e dialogar em conjunto é essencial para o desenvolvimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro”, diz Manuel Thedim, diretor executivo do IETS.
Jorge Arraes falará sobre aestruturação e execução do projeto Porto Maravilha, que envolve R$ 7,6 bilhões de recursos e prevê concessões de 15 anos. O secretário Marco Capute, por sua vez, apresentará os modelos jurídico-financeiros utilizados nas PPPs do Rio de Janeiro, com ênfase em setores como saneamento e mobilidade urbana. Já Victor Rico Frontaura, do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), discorrerá sobre os modelos de financiamento para projetos.
O ciclo ‘Rio Metropolitano: Desafios Compartilhados’ conta também com o apoio do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, jornal Extra, Associação Brasileira de Consultores de Engenharia (ABCE), Casa Fluminense, Ope Sociais e do site Vozerio.
9/7 - Rio Metropolitano: Desafios Compartilhados — O papel do setor privado
Teatro Sesi/Centro
Av. Graça Aranha, 1 - Centro, Rio de Janeiro - RJ
Das 9h30 às 12h30
Ingresso mediante inscrição pelo e-mail seminario.riometropolitano@iets.org.br
10h – Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, Presidente da Firjan
10h05 – Vicente Loureiro,Diretor Executivo da Câmara Metropolitana
10h10 – Manuel Thedim, Diretor Executivo do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS)
10h15 – Lelis Marcos Teixeira, Presidente Executivo da Fetranspor
10h20 – Luiz Fernando Santos Reis, Presidente Executivo da Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (AEERJ)
10h30 – Luiz Fernando Pezão, Governador do Estado do Rio de Janeiro
10h45 – Experiências sobre as Parcerias Público-Privadas (PPP) no Brasil: Eduardo Salgado Viegas, do Conselho Empresarial de Infraestrutura do Sistema FIRJAN.
11h – Projetos estratégicos e Parcerias Público-Privadas para cidade (PPP): Jorge Arraes, Secretário Especial de Concessões e Parcerias Público-Privadas da Prefeitura do Rio de Janeiro
11h15 – Diretrizes das Politicas Públicas do Governo do estado do Rio de Janeiro:
Marco Antônio Capute, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Estado do Rio de Janeiro
11h30 – Perguntas
12h – Vicente
12h15 – Encerramento
No Seminário Rio Metropolitano, Prefeitura também anuncia concessões para estacionamentos e carros elétricos compartilhados
Secretário anuncia construção de novo hospital geral na Baixada e a inauguração de uma central de regulação unificada no próximo dia 8
Seminário da série Rio Metropolitano: Desafios Compartilhados, em São Gonçalo, discute iniciativas de gestão e planejamento dos sistemas