Série de debates na Biblioteca Parque do Estado estreia dia 24 de março com discussão sobre a identidade carioca
O Vozerio ganha um novo espaço de debates na próxima terça-feira, dia 24 de março. A Biblioteca Parque do Estado, no Centro do Rio, será mais um ponto de encontro e discussões, somando-se ao restaurante Osteria dell’Angolo, em Ipanema. E, para a estreia do Conversas na Biblioteca, nada melhor que discutir a identidade do carioca. Existe mesmo um espírito carioca? Como a identidade carioca se relacionada com a dos que vivem nas cidades da região metropolitana? Afinal, o que significa ser carioca para além das fronteiras da cidade?
No primeiro encontro, o Vozerio receberá Marcus Faustini e Heraldo HB na próxima terça (24), às 18h30. Criador da Agência Redes para a Juventude e do festival Home Theatre, Faustini escreve semanalmente para jornal O Globo e é coautor do livro o Novo Carioca. Nele, ao lado de Jailson de Souza e Jorge Barbosa, apresenta o novo carioca que circula nos diversos territórios da cidade e produz experiências em diálogo com pessoas de diferentes origens.
Heraldo HB é animador cultural da Baixada Fluminense, integrante do Cineclube Mate Com Angu e editor do site “Lurdinha - Duque de Caxias para Estômagos Fortes”. Também escreveu o livro O cerol fininho da Baixada.
“O Vozerio vai ampliar a ideia que há seis anos orienta os debates do OsteRio, de discutir da agenda urbana da cidade, levando o debate para outros pontos do Rio”, explica o coordenador do site, Manuel Thedim. Nada mais adequado do que realizar o projeto em um equipamento público como a Biblioteca, próximo à Central do Brasil, facilitando o acesso de quem vem da Baixada e do subúrbio. “A biblioteca não é um depósito de livros, mas também um espaço de construção de conhecimento. Produzir a interação de ideias e provocar a discussão sobre a cidade para além de seus limites territoriais é o nosso objetivo”, diz Manuel Thedim.
Na série Conversas, um mediador recebe dois convidados para um debate ao vivo de uma hora. A entrada é livre, com senhas distribuídas meia hora antes. Como no Osterio, o debate será filmado e estará disponível na internet.
Numa emocionante edição do "Conversas na Biblioteca", midiativista e pesquisadora discutiram os efeitos da política de drogas nas favelas do Rio
Em bate-papo na Biblioteca Parque Estadual, autores do Sensacionalista revelaram bastidores e o processo criativo das manchetes fictícias
Ana Paula Pelegrino e Raull Santiago discutem tema na próxima quarta-feira (24/2), a partir das 18h, na Biblioteca Parque Estadual